Cerca de 70% dos carros brasileiros não possuem seguro auto, segundo dados levantados pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais. Essa porcentagem reflete devido as pessoas acharem que o custo é elevado ou porque os seus veículos não são aceitos na cotação de determinadas seguradoras.
Esse termo é referente a um sistema de rateio, um tipo de divisão proporcional de bens, lucros, prejuízos ou despesas e os custos de sinistros são divididos entre os associados. Antes de tomar qualquer decisão, separamos as diferenças entre seguro e assistência veicular para você entender e escolher o melhor.
Seguro ou Proteção Veicular
Proteção Veicular:
É um serviço de assinatura mensal que possui atendimento emergencial para o seu veículo, em território nacional. É voltado para casos inesperados, superficiais e de curto prazo, pois não protege o seu veículo de furtos, roubos, sinistros e nem gestão de riscos, é o segurado que assume e arca com as despesas e riscos.
A proteção veicular não oferece nenhum tipo de indenização e não cobre perdas materiais ou financeiras como um seguro auto, por exemplo. A contratação é por meio de planos ou mensalidades.
Diferente do seguro auto, a proteção veicular é uma forma de divisão de custos, pagos mensalmente pelo cliente, em relação a sinistros ocorridos no período prevalecente.
Seguro Auto:
O seguro auto envolve a proteção do veículo em casos de furto, roubo, entre outros tipos de assistências em situações de sinistros. Fazendo a cotação online, o cliente tem acesso aos tipos de planos e coberturas oferecidas pela seguradora.
O que pode cobrir:
Acidentes;
Roubo ou furto;
Perda total;
Enchentes;
Alagamentos;
Fenômenos naturais.
Diferença entre proteção veicular e seguro: O Seguro Auto é administrado por seguradoras e a proteção veicular é controlada por associações cooperativas e sem fins lucrativos. Os seguros auto são regulamentados pela Susep e a proteção veicular não.
Outros exemplos:
As seguradoras contam com vasta capacidade profissional para lidar com situações imprevisíveis;
Proteção Veicular não possui equipes especializadas para manter um bom suporte e atendimento;
As seguradoras contam com parcerias para tornar o processo de reparos e assistências mais amplas;
Clientes de associações de proteção veicular não são amparados pelo Código de Defesa do Consumidor;
O valor do seguro é fixo durante a vigência, na proteção veicular não.
Vantagens do seguro
Suporte 24 horas: O suporte 24h é um ótimo aliado para aquele probleminha inesperado, como o pneu furado, ou algo no meio da madrugada, como uma pane. Um grande susto para o motorista, que sem um auxílio 24h, não teria o que fazer.
Financeiro: Ter um seguro auto é a forma de ter tranquilidade financeira.
Variedade: São diversas opções de serviços, algumas seguradoras têm convênios com estacionamentos e empresas de outros serviços e produtos.
Fenômenos da natureza: Alagamentos, quedas de árvores e raios, além de diferentes outros problemas de ordem natural podem ocorrer e por isso é importante ter um seguro que cubra esses casos.
Acidentes: Se alguém bater no seu automóvel, se tiver um seguro auto com cobertura para terceiros não precisará se preocupar com isso, basta ligar e comunicar o sinistro. Os reparos serão feitos pela seguradora.
Viajar com tranquilidade: Quem não quer pegar o carro ou moto com tranquilidade sem se preocupar com imprevistos e dor de cabeça. Com o seguro, não importa para onde você vai, distância e afins, se acontecer algo, você estará protegido.
Faça uma cotação grátis e conheça todas as vantagens de ter um seguro auto.
Comments