Seja para passear, viajar ou ir ao trabalho, as motocicletas estão cada vez mais em alta e procuradas pela população para uso pessoal ou profissional. Entender um pouco mais sobre marcas e modelos é essencial.
E como são analisadas as marcas? Critérios como popularidade, preço, pontuação no Reclame Aqui, são alguns pontos levados em questão.
Popularidade: é avaliada com critérios de buscas do Google e sendo classificada como alta, média ou baixa.
Preço: levado em conta a média de preços cobrados por modelos reconhecidos no mercado.
Concessionárias: quantidade instaladas no País, assim, é possível quantificar o número de assistências especializadas.
Reclame Aqui: nota geral da marca no site. A do consumidor varia de 0 a 10 e indica o nível de satisfação dos clientes com atendimento e resolução de problemas.
Fundação: com o ano de fundação, identifica-se o tempo que permanecerá no mercado.
As motos mais procuradas e vendidas no Brasil
Dentre as motos mais populares e vendidas no Brasil, segundo pesquisa da FENABRAVE - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, é a entidade representativa do setor de Distribuição de Veículos no Brasil - está a Honda CG 160, isolada em primeiro lugar. Na categoria de mais vendidos, os três primeiros lugares são: Honda CG 160, Honda CB 250F Twister e os primeiros lugares a Yamaha Fazer 250 e a Yamaha YBR 150.
Scooters: A Honda Biz também fica isolada no primeiro lugar e vende em média mais de 18 mil unidades por mês.
Trail: A Honda é forte como uma das queridas do público, o modelo Honda NXR 160 Bros.
Naked e Sport destacam-se os modelos de média cilindrada, Yamaha MT 03 e Yamaha YZF R3.
Características principais
Scooter: motos mais básicas, de menor potência, consumo baixo de combustível e de manutenção. Geralmente tem espaço para capacete e câmbio automático.
Street: um exemplo é a Honda CG 160, que oferece potência, motores entre 100 a 300 cilindradas, conforto e espaço.
Custom: mais conforto que velocidade, de 500 a 1800 cilindradas. Exemplo é a Harley-Davidson Fat Boy.
Esportivas: design aerodinâmico, acima de 600 cilindradas. Ex: Kawasaki Ninja 1000.
Touring: altas cilindradas, espaço, capacidade para bagagens. Ex: Harley-Davidson CVO.
Trail: motores robustos, fácil manutenção e ótimo consumo de combustível. Ex: BMW G 310 GS.
Off-road: específica para pistas e trilhas de terra, não podem ser emplacadas para rodar na cidade. Leves, resistentes e ágeis. Ex: KTM 250 SX-F.
Motos consideradas de baixa cilindrada são as que possuem, entre 50 e 160 cc. E é a medida usada para saber a capacidade do motor em queimar gás combustível a cada uma das suas rotações. Essa opção é utilizada para transportes mais simples, que não exigem grande potência do motor.
Como escolher
As motos seminovas são as opções escolhidas pela grande parte da população, pois contam com preços menores do que as novas. Seja em concessionárias ou anúncios em grupos, em caso de compra deve-se atentar em:
Documentação: verifique o número Renavam, que pode ser feito gratuitamente pelo site do Detran e veja multas, dados sobre o proprietário, etc.
Mecânica: com a moto fria, avalie a temperatura do motor. Ela deve pegar facilmente sem ruído metálico e sem apresentar fumaça excessiva saindo do escapamento.
Óleo: ao pingar uma gota de óleo na ponta do dedo, você deve encontrar um produto claro e sem resíduos.
Tinta: considere que motos mais velhas podem ter mais riscos e marcas de desgaste.
Sinais de desmontagem: veja se a parte do motor voltada para baixo possui amassados ou marcas de solda. Cuidado com parafusos que pareçam mais novos que as partes metálicas da moto.
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