A palavra sinistro é bastante ouvida quando se decide contratar o seguro para seu automóvel. Pensando nisso, listamos as dúvidas mais comuns para entender o que é e como agir.
Sinistro é qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material causando prejuízos, sem importar se é de maneira súbita, involuntária ou imprevista. Os danos causados são cobertos na apólice de seguro, podendo ser parcial - quando o veículo pode ter reparação -, ou integral - quando há perda total e sem recuperação, tudo depende do dano causado.
Há dois tipos:
Sinistro parcial: Quando apenas uma parte da moto ou carro é arruinada e o preço desse reparo não ultrapassa 75% do valor do veículo.
Sinistro total: No caso em que houve dano total ou se o valor do conserto for maior que 75% de seu próprio valor. A indenização corresponderá ao preço total do veículo.
O que fazer em caso de sinistro
Primeiro de tudo é manter a calma e respirar fundo após o ocorrido. Reserve um tempo para baixar a adrenalina, isso ajudará a acalmar os ânimos e baixar a intensidade da batida.
Se baterem no meu veículo: Em envolvimento de batida em que quem provocou o acidente não pode ser definido e que não conste declaração de culpa do outro motorista, será preciso acionar o seguro para reparações.
Bateram no meu carro e sou o terceiro: A palavra terceiro significa quando o seu automóvel é atingido em uma colisão por outro e você não teve culpa no acidente. Nessa situação, têm direito à cobertura pelo seguro do motorista que provocou o acidente.
Tente adquirir os dados do outro condutor, como nome, endereço e o número da carteira de habilitação. Avise a seguradora sobre o sinistro, faça um boletim de ocorrência e apresente isso e os documentos necessários para uma oficina credenciada que fará os reparos.
Se eu bater o carro/moto: Se ninguém se ferir e os veículos podem se movimentar, eles devem ser retirados da rua. Se não for tão simples, entre em contato com a seguradora, agende a vistoria na oficina e após isso, as informações passarão por análise para que depois o veículo seja liberado para reparo.
Para acionar o seguro e fazer a solicitação do guincho, é preciso ligar para a seguradora e se identificar por meio do número do RG, do CPF ou da apólice.
Roubaram meu carro/moto: Situações de roubo ou furto, ligue imediatamente para o 190, avise a polícia militar e faça o boletim de ocorrência. Depois, avise a seguradora e a equipe responsável entrará em contato com você para comunicar todos os documentos que devem ser enviados.
Anote os dados e faça os registros necessários para a indenização
Para adquirir o ressarcimento, o sinistro passa por uma análise. Os documentos necessários para abrir o processo são os listados abaixo:
Documentos Gerais
Cópia da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), RG e CPF do condutor;
Cópia do boletim de ocorrência da Polícia Civil;
Cópia do comprovante de residência;
Cópia do prontuário médico do condutor do veículo segurado — em caso de atendimento.
Entre em contato com a MotoSeguro que estaremos prontos para auxiliar no aviso de sinistro e demais dúvidas.
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