O seguro auto é ideal para garantir a tranquilidade e segurança do seu carro. Ele é o contrato com uma seguradora com o objetivo de assistência no que precisar, principalmente em situações inesperadas. Por que fazer? São importantes para a estabilidade e cobrir danos de veículos, também, isenta de burocracias e despesas que acompanham a manutenção do veículo após sinistros.
Dados levantados pelo Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN - apontam que os carros são a segunda categoria de veículos mais perigosos no Brasil, com altas nos roubos e taxas no aumento de acidentes de trânsito. Como mencionado, o seguro cobre danos pessoais, garante segurança e previne estresses por danos inesperados.
Tipos de coberturas
Cobertura básica: serve para o amparo de sinistros básicos como colisões, acidentes naturais, incêndios ou enchentes.
Cobertura completa: cobre a maioria dos danos do veículo. Oferece conforto e serviços adicionais.
Cobertura furto ou roubo: mais simples e se responsabiliza por prejuízos de roubos e furtos. Assegura a indenização integral no valor do veículo conforme a atualização vigente na tabela FIPE.
Cobertura a terceiros: é acionada em casos de danos a outra pessoa no trânsito. É a seguradora que fica responsável por isso.
Cobertura de danos a passageiros: é comum entre pessoas que trabalham com transporte de passageiros, taxistas, motoristas de vans ou de aplicativos.
Cobertura de colisão: ressarcimento dos custos de reparo do carro em caso de colisões com outros veículos, capotagens e batida em objeto fixo.
Coberturas por danos meteorológicos: contra danos causados por quedas de árvores, alagamentos, vendavais, raios, etc.
Cálculo do seguro
Os fatores que levam em consideração são:
Ano de fabricação do veículo;
Modelo do carro e preço de mercado;
Idade, gênero e estado civil do segurado;
Local de residência e onde costuma circular com o veículo;
Tempo de habilitação do motorista.
As informações são analisadas em decorrência de risco de sinistro e quanto maior for o potencial de risco, maior tende a ser o valor do seguro de carro. Exemplo disso são motoristas que recém tiraram a carteira e trafegam em locais com alto índice de assaltos. A seguradora estabelece o valor que vai na apólice e deve ser pago mensalmente pelo contratante.
Como escolher a seguradora
Agora que deu para entender um pouco mais como funciona o seguro, análise e liste o que você necessita e gostaria de atendimentos para o veículo. Faça cotações online e dê uma prévia de quanto vai gastar de seguro com o carro. Não omitir informações é importante, pois caso ocorra, pode trazer dores de cabeça.
Ficou com alguma dúvida? Podemos te auxiliar na proteção do seu veículo com o seguro. Chama a gente e confira os planos que cabem no seu bolso!
Comments