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Aprenda a calibrar o pneu do seu veículo corretamente



A calibragem correta de pneus traz benefícios, como por exemplo, diminuir o desgaste deles e riscos de acidentes. A pressão abaixo da recomendada é capaz de reduzir a durabilidade em pelo menos 8 mil quilômetros.


Porém, cada pneu exige uma calibragem própria, caso você ainda não saiba, reunimos algumas dicas.


Existe frequência correta?


Além de aprender a forma de calibragem, é preciso entender quantas vezes esse procedimento deve ser realizado. O ideal é a cada 15 dias, em condições normais de uso, em casos específicos, isso pode mudar um pouco. Veja:


  • A cada 30 dias para veículos com pouco uso mensal;

  • Cerca de 500km rodados por veículos de circulação constante.


Vale ressaltar que esse processo seja feito com os pneus frios e no mínimo 3 km rodados até o local para fazer a calibragem. Com essas frequências corretas, você adquire uma melhor manutenção e evita o desgaste e prejuízo. Além disso, é preciso aprender e entender a calibragem. Um dos pontos é qual a pressão certa, e para isso, deve conferir as informações localizadas no adesivo interno da tampa do combustível ou no manual de instruções. Alguns carros ou motos, é possível localizar nas portas dianteiras.


O recomendado é verificar a pressão dos pneus e calibrá-los toda semana ou, no máximo, a cada 15 dias, sempre lembrando de fazer isso com os pneus frios. Outro ponto é que há data de validade dos pneus, aproximadamente cinco anos após a data de fabricação, para saber qual a dos seus, basta olhar os quatro dígitos nas laterais, indicando a semana e o ano de fabricação.


Caso note que após calibrar e poucos dias depois os pneus murcharem, é provável que haja algo errado. É possível ser um furo por corte, ou problema na válvula, que deve ser trocada a cada mudança de pneu e a roda ser limpa.


Como fazer a calibragem?


Primeiro, coloque a pressão desejada e após isso posicione a mangueira na entrada do pneu, aguarde o som que indica que terminou. Faça isso em todos os pneus e não esqueça de tampar a entrada, assim, evita que os pneus murchem rapidamente.


Em alguns veículos a calibragem dos pneus traseiros pode ser diferente dos dianteiros, ou seja, a pressão de um pode ser mais elevada em comparação ao outro, levando em consideração o peso transportado. O recomendado é que seja colocado de duas a três libras a mais no conjunto de pneus traseiros, principalmente nos que transportam cargas.


Em dias de chuva, a calibragem correta é essencial. Pneus calibrados com pressão abaixo do recomendado favorecem a aquaplanagem - a perda total de aderência devido à água na pista. Com a pressão acima, há chances de maior desconforto para o motorista e passageiros, além de causar maior desgaste para a suspensão do veículo.


Os postos de gasolina são lugares menos confiáveis para o processo, isso porque, muitos não ajustam e regulam precisamente os aparelhos com frequência, podendo ocasionar a calibragem dos pneus de forma incorreta.


No mais, lembre de ler o manual para não cometer erros.


Saiba a importância


Esse procedimento é relevante, é através dele que você garante a manutenção dos pneus, evitando o desgaste rápido. Também, entender o procedimento correto evita riscos de problemas futuros, aumento da gasolina - onde um pneu calibrado errado aumenta cerca de 25% o consumo e o desgaste excessivo da carcaça.


Já no caso de estar acima do ideal, o automóvel perde aderência em relação ao solo comprometendo a segurança do motorista e passageiros, perde estabilidade em curvas, ocasionando riscos de acidentes.


Além desses cuidados com os pneus, não se pode esquecer do estepe e de calibrar o pneu reserva. Neste caso, é recomendado calibrá-lo com uma ou duas libras a mais que o indicado pelo fabricante, já que ele ficará armazenado no porta-malas podendo esvaziar-se com o tempo.


Pneu de moto


No caso das motos, a calibragem correta está na garantia de um equilíbrio maior para o piloto, a maior estabilidade em curvas e cuidados com derrapagens inesperadas. O ideal é calibrar a cada 15 dias e com os pneus frios.


  • Realize essa manutenção somente com os pneus frios,

  • Use a pressão indicada pelo fabricante da sua moto

  • Procure uma oficina especializada, se necessário



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