Atualmente, ter uma moto oferece uma série de vantagens que vai além da simples mobilidade, como o custo benefício, facilidade maior em transitar nas vias, economia de tempo e outros. Porém, com a adesão cada vez maior de motocicletas, visa o aumento de roubo e furto, o que preocupa aqueles que utilizam desse transporte. Isso gera preocupação para motociclistas, especialmente em áreas urbanas e centrais. Em meio a violência, o ideal é criar mecanismos de defesas, por isso listamos conselhos para se proteger e evitar dores de cabeça.
1. Utilize travas e cadeados de alta segurança: as travas e cadeados são a primeira linha de defesa contra o roubo.
Trava de disco: é compacta e fácil de usar, tornando mais difícil para ladrões movimentarem a moto.
Cadeado de corrente: utilize um robusto para prender a moto a um objeto fixo. Escolha aquele que tem corrente de aço endurecido e fecho de alta segurança para dificultar a ação de possíveis furtos.
Trava de guidão: além da trava de fábrica, considere adicionar uma de guidão para aumentar a segurança.
2. Estacione em locais seguros e bem iluminados: onde você estaciona sua moto faz uma grande diferença. Confira:
Locais visíveis: sempre que possível, pare em locais movimentados e de maior circulação de pessoas. Utilize garagens fechadas e estacionamentos com segurança.
Luzes: estacionar em áreas bem iluminadas pode desencorajar ladrões, pois eles preferem trabalhar em escuridão para evitar serem vistos.
3. Instale sistemas de segurança eletrônicos, como:
Alarmes: prefira com sensor de movimento, pois pode alertar você e outros ao redor se alguém tentar mexer na sua moto.
Rastreadores GPS: instale um rastreador GPS oculto na moto para aumentar as chances de recuperação em caso de roubo. Alguns oferecem monitoramento em tempo real e notificações de movimentação.
Corta-corrente: ele impede que a moto seja ligada, mesmo que o ladrão consiga destravar o guidão ou burlar o alarme.
4. Adote medidas visuais: muitas vezes, a aparência de segurança pode ser suficiente para desmotivar os furtadores.
Use uma capa para moto: isso não apenas protege como também esconde o modelo e marca da sua moto, tornando-a menos atrativa.
Adesivos e etiquetas de segurança: indicam a presença de um sistema de segurança e podem desencorajar ladrões. Mesmo que não tenha um alarme, a presença de adesivos pode fazer com que pensem duas vezes antes de realizar o crime.
5. Seguro para moto: apesar de todas as medidas preventivas, o seguro é essencial.
Um bom seguro para motos inclui cobertura contra roubo e furto, garantindo que você não fique no prejuízo caso o pior aconteça. E conte com assistência 24h, que pode ser útil em situações de emergência.
Vantagens de ter uma moto
1. Economia de tempo: as motos são ágeis e conseguem se deslocar rapidamente no trânsito, permitindo que você chegue ao seu destino mais rápido do que se estivesse de carro, especialmente em horários de pico.
2. Redução de custos: geralmente têm um custo de aquisição e manutenção mais baixo em comparação aos carros. Isso inclui desde o preço de compra, até os gastos com seguro, impostos e manutenção. Além disso, o consumo de combustível das motos é significativamente menor, o que resulta em economia diária.
3. Facilidade de estacionamento: encontrar vagas de estacionamento para motos é muito mais fácil do que para carros. Em muitos lugares, há espaços específicos, que são mais acessíveis e mais baratos. Isso é uma grande vantagem, especialmente em áreas urbanas onde o estacionamento é escasso e caro.
4. Impacto ambiental: as motos, especialmente as menores e mais modernas, tendem a ser mais eficientes em termos de consumo de combustível e emitem menos poluentes em comparação com os carros. Isso faz com que sejam uma opção mais ecológica para quem se preocupa com o meio ambiente.
5. Menor depreciação: comparadas aos carros, tendem a estragar menos ao longo do tempo, devido ao menor custo inicial, o mercado de motos usadas ser menos saturado, valores de manutenção mais baixos, entre outros.
Proteger sua moto contra roubo e furto requer uma combinação de boas práticas e uso de tecnologias de segurança. Ao adotar essas medidas, você aumenta significativamente a segurança dela. Para essa e outras dúvidas de seguro moto, converse com a gente através do WhatsApp.
Comments